Áreas da Podologia

Podologia geral 


A podologia geral dedica-se ao estudo anatomo-fisiológico global do paciente, remetendo todas as informações necessárias para um historial clínico, que nos leva a um diagnostico.


Quiropodologia


O principal objectivo da quiropodologia concentra-se nos tratamentos conservadores, baseado nas alterações dermatológicas e/ou processos de queratinização, abrangendo ainda todas as possíveis afecções que o aparelho ungueal (unha) possa apresentar.


Biomecânica


Para melhor compreensão da funcionalidade do pé, a aplicação da biomecanica na podologia é essencial, uma vez que permite analisar com a exactidão das regras físicas, a variabilidade do comportamento dos órgãos de suporte do organismo humano.

As alterações da mecanica normal do pé podem derivar de uma influencia negativa das funções normais do tornozelo, anca, coluna vertebral, membros superiores e inclusive da cabeça.


Ortopodologia


De uma forma simples, podemos afirmar que a ortopodologia é a ciência que trata de neutralizar o pé dentro de um conjunto estável de movimentos próprios de cada pessoa, com o resto do organismo. Neutralizar o pé não quer dizer colocar o pé recto, mas colocá-lo numa posição optima de funcionamento. A ortopodologia actua em alterações congénitas e/ou adquiridas do tipo morfológico, estrutural e funcional de acordo com o seu grau de redutibilidade, aplicando tratamentos ortopodológicos correctivos, compensativos ou paliativos de forma a equilibrar a funcionalidade do pé e do homem.


Áreas de Intervenção da Podologia


Voltar


Home | Serviços | Definições | Clínica | Comparticipações e Protocolos | Contactos | Facebook

Proteção de Dados (RGPD)